L.E.R. e Tenossinovite

Mouse TrackBall e Teclado Ergonômico

Para quem tem necessidade de permanecer muito tempo ligado ao computador uma opção muito importante são os acessórios ergonômicos.

Evitar a L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) é uma obrigação do usuário. Eu mesmo passei por isso e acabei fazendo uma cirurgia para retirada de um nódulo (tenossinovite nodular) que surgiu após constatação de L.E.R.

Segundo o Wikipédia : “Tenosinovite é uma inflamação do tendão e da camada que o cobre. Os sintomas incluem inchaço, sensibilidade e dor na mão ou braço”.

Tudo bem, eu sobrevivi! Mas depois disso comecei a buscar formas inteligentes para ficar tanto tempo usando o computador. Dois acessórios são imprescindíveis e recomendo:

1. mouse TrackBall;
2. teclado ergonômico.

Mouse TrackBall

O mouse TrackBall é o que se pode chamar de invertido, pois a “bolinha” de baixo fica na verdade em cima dele. Basta uma tarde usando esse aparelho e facilmente se constata que é muito mais relaxante o seu uso.

É quase que a mesma coisa que trocar um monitor antigo por uma nova tela LCD! Os olhos agradecem.

Teclado Ergonômico

A digitação é a parte que mais consome os músculos e tendões, por isso a boa pedida são os teclados ergonômicos. Ao contrário do que muita gente pensa não é difícil se acostumar com ele, na verdade ele é tão gostoso de se usar que dificilmente haverá recusa.

Em poucas horas e o usuário já pode aposentar o antigo teclado. Não conheci ninguém que o tenha recusado, quem adquiriu um está usando até hoje.

E, caso encontrem algum sinal de “bolinha” no seu braço, corram para o médico, pode ser um início de L.E.R., tenossinovite nodular ou algo do gênero.

Abraços do DD.!

Deixe uma resposta