Alguns dias atrás aconteceu algo que chamou a minha atenção. Visitando um cliente ele comentou: “o meu pendrive queimou”. Indaguei sobre o cartão de memória, ele disse: “meu cartão de memória também queimou”.

Oras, essas memórias não queimam!!

De fato, nenhuma delas estava queimada, como ele imaginava. Estavam apenas corrompidas. Isso acontece quando o pendrive ou cartão de memória é retirado do computador antes dele terminar uma operação, como colar um arquivo ou atualizar dados da memória. Daí notei que muita gente desconhece isso, daí este post!

Bem, direto ao assunto, como formatar um pendrive ou como formatar um cartão de memória?

O Windows tem seu próprio sistema de formatação, mas é bem falho, esse cliente que mencionei acima havia tentado inúmeras vezes por este caminho e nenhum sucesso havia alcançado. É, mas tem outro método, muito simples e que funciona, veja:

1. você precisa saber qual é a identificação do seu pendrive ou cartão de memória no seu computador, geralmente “C:” é para identificar o computador, “D:” é para CD-Rom ou DVD, então deve estar em “F:” ou até mais;
2. após identificar sua mídia como dito acima, abra o programa Prompt de Comando (DOS), faça esse caminho: clique em iniciar > todos os programas > acessórios > prompt de comando;
3. uma tela preta aparecerá, agora é rápido!

Digite a identificação do seu cartão, memória, mídia ou pendrive que queira reviver, no meu caso foi “G:”, veja na ilustração:

Após digitar “G:” (sua identificação) clique em ENTER.

Ele dirá que não pode, porque vai perder todos os arquivos e tal… é isso mesmo! Então basta concordar com um simplório “s” (e clique em ENTER).

O procedimento começará e você poderá acompanhar a evolução da formatação em “%”.

Alguns instantes depois ele fará uma pausa e pedirá um nome para o dispositivo, no meu caso coloquei DoutorD, escolha o seu! (apenas um nome, com no máximo 11 letras, sem acento ou “ç”).

Clique em ENTER e pronto, seu pendrive ou memória já foi recuperado!!

Abraços do DD.!!

ATENÇÃO: Esse procedimento pode ser muito lento as vezes, dependendo do seu cartão ou pendrive pode levar até 15 minutos para fazer apenas 1%.

Então, aguardem um bom tempo antes de desistirem!

Cartões e pendrives piratas são realmente os mais lerdos, enquanto originais são formatados em 4 ou 5 minutos.

Se o procedimento acima não resolveu seu problema então é caso de ver as respostas abaixo, todos os casos possíveis estão lá relatados.

Eu não responderei mais perguntas repetidas, estão tudo acima ou abaixo.

E se tudo não deu certo, bem, milagres não existem! Se não deu certo é porque o cartão ou pendrive é muito ruim, piratão mesmo, ou está de fato danificado.

O procedimento acima é apenas para resolver problema de formatação, não de milagre!

Forte abraço a todos!

DD.