xGPS – Uma “quase” boa notícia

www.doutord.com.br

O amigo Cesar mais uma vez me deu um susto! Ele mandou uma notícia dizendo que há GPS para iPhone. A notícia não é mentirosa, é real, mas… tem suas “limitações”.

O software xGPS está disponível no Cydia e é muito legal mesmo! Tem um completo sistema de acompanhamento de voz, curva-a-curva, dando o caminho como se fosse um Maplink (Destinator). Na verdade fica beeeeem longe de um Destinator, o programa é bem fraquinho!!

Pior, requer um GPS (hardware) próprio que é na verdade um “protótipo”, veja a carinha dele:

Sem o hardware próprio ele funciona mal, pois é por triangulação pelas torres de celular, não dando aproximação correta, aliás, fica muito longe disso. Para servir apenas como um MAPA de bolso, como aqueles da 4rodas, eu sugiro ficar com o MAPs, do Google, que é nativo do iPhone, muito mais simples de lidar e mais completo, já que tem imagem tipo foto, além do mapa.

Com ou sem o hardware próprio o xGPS usa o mapa do MAPs e isso quer dizer que deve baixar novas curvas on-line, significando que o usuário deve ter um bom plano de DADOS para usar o programa, senão fica bem caro!! A média de custo que tenho feito mostra que R$ 5,00 dá para em média 1MB de dados, usando a telefonia OI. Ou seja, mal dá para sair do seu bairro!

A notícia é boa porque mostra que no futuro (breve) teremos soluções, lembro que meu primeiro PDA era um Palm monocromático de 2MB, mesmo quando havia um iPaq 3950 no mercado não se falava direito em Destinator, já que no máximo tínhamos IR e não bluetooth.

Com o software xGPS só precisamos, na verdade, de outro software que faça um pareamento via bluetooth com o iPhone para tudo funcionar.

Então a notícia do xGPS é boa para mostrar que o universo do iPhone vem crescendo muito, mas foi desanimador testar esta versão inicial.

Mais uma vez meu GPS bluetooth vai ficar na gaveta, já que o iPhone não o vê.

Vamos aguardar mais um pouco!!

Abraços do DD.!

Deixe uma resposta