Atualização do iPhone para a versão 2.2.1


**Atualização do iPhone para a versão 2.2.1

Algumas novidades vieram mesmo para melhorar a rotina de quem usa iPhone:

1. Ao ligar já vi a primeira diferença: rapidez! Ele liga, agora, com praticamente a metade do tempo de antes;

2. Bateria: não notei qualquer diferença no consumo, apesar de amigos terem relatado melhoras (será?);

3. Perfumaria: ainda estou em busca de novidades, como esta noticiada pelo amigo Siqueira – para se ter um “print screen” (imagem da tela) agora não precisamos de softwares extra, basta clicar em HOME e dar um clique em ON/OFF, pronto, veja na pasta de fotos a sua tela copiada;

4. Softwares – ok, tenho que confessar, a qualidade dos programas para 2.2.1 está bem melhor e muitas novidades são apenas para os “atualizados”.

>>Leia o resto deste artigo, clicando aqui! Tem muita coisa ainda!

=======================

Hoje fiz a atualização de meu iPhone para a nova versão 2.2.1, abaixo há 03 (três) questões tratadas sobre isso:

1ª Questão – Legalidade do método Unlock;
2ª Questão – Como ocorreu o método utilizado na prática;
3ª Questão – Avaliação da versão e programas indicados, na minha opinião.

Ok, vamos ao que interessa!!!

== 1ª Questão – Legalidade do método Unlock ==

(Na dúvida todo o procedimento foi posteriormente desfeito. Este texto é meramente informativo e histórico.)

Alguns defendem que não existe ilegalidade no método “Unlock” (destravar) de celulares, já que há lei que traz respaldo ao ato de desbloquear o aparelho para qualquer operadora. Você concorda com isso?

De outro lado há a Apple, que tem contratos gigantes com diversas empresas que torna o desbloqueio (e a lei também??) algo impossível legalmente.

O próprio programa utilizado (QuickPwn) traz argumentos sobre esta pergunta. Então vou deixar a posição de cautela e informar que essa prática é ilegal, não vou encorajar ninguém a fazer este método, informo estes fatos meramente para conhecimento, já que muita gente me pergunta sobre isso.

Então resolvi fazer o método, dito como ilegal, para acabar com a curiosidade de todo mundo, encerrando este assunto!

No Brasil não há legislação correta para tal questão, pelo contrário, há Leis incompatíveis entre si. A Lei de software diz que o usuário está ligado às obrigações do software (Lei nº 9609/98), previstas em sua licença. Hum… ponto para a Apple.

De outro lado há a Lei nacional sobre a questão de desbloqueio… ponto para os usuários.

Bem, é o seguinte, essa questão me parece que não trará vencedores, então, a pergunta: “você quer ser feliz ou ter razão?”.

Eu não incentivo ninguém a fazer esta prática, repito!

Ainda, como pesquisador me dou ao luxo de fazer este ato, ao menos para mostrar neste blog o que é e como se procede. Em seguida vou desfazer todo o método, ok?!

Se quiserem deixar argumentos sobre isso usando o formulário do Blog, abaixo do texto, por favor, façam!! Se houverem argumentos suficientes para termos um post só desse assunto, então faremos!

Vamos ao método agora:

== 2ª Questão – Como ocorreu o método utilizado ==

Usei o tutorial publicado no site iClarified, há diversos caminhos, como para MAC, Windows, iPhones versões antigas, novas, 2G, 3G e outros mais.

O link de início utilizado foi esse:
– http://www.iclarified.com/entries/index.php?caid=2&scid=11&seid=1

Se houver alteração desse link, por favor, me avisem. Não vou acompanhar este site posteriormente, pois esta publicação é por curiosidade e vou fazê-la uma só vez, depois vou desfazer!

Seguindo o tutorial eu baixei alguns arquivos para todo o procedimento a ser adotado, o resumo que vocês podem esperar para uma sequência dessas é este:

Procedimento de Unlock:

Início: 10h33.
Término: 10h51.

Detalhes individualizados:

Restauração – 6min.
QuickPwn – 7min.

Reboot do iPhone após unlock – 2min.

Uma vez ligado o aparelho, a primeira coisa foi constatar a alteração de versão, para isso clique em “settings”, depois em “general” e “about”, tendo sucesso no procedimento você encontrará: Versão: 2.2.1 (5H11).

O trabalho de tornar o aparelho útil novamente foi assim:

Sincronização de BackUp pelo iTunes (Restore):
Início: 10h55.
Término: 11h10.

Sincronização de itens (contatos, agenda, gigas de músicas, vídeos e outros):
Início: 11h11.
Término: 11h38.

Em resumo, para destravar um iPhone com toda a segurança e ainda ter todo o seu conteúdo de volta na nova versão, com contatos, músicas e agendas, você só precisa de 1h05m.

O sistema é perfeito, simples e rápido. Não entendo porque as empresas gastam tanto para tentarem impedir esta prática.

Todos seríamos mais felizes com a completa liberdade de nossos aparelhos!

Tenho que deixar claro que parabenizo o trabalho dos hackers, mesmo não podendo apoiá-los, pois o resultado é incrível, qualquer leigo pode fazer o procedimento com total segurança! Meus parabéns! Que seus esforços possam ser reconhecidos e vocês possam ganhar a vida na legalidade, se é que isso é ilegal, não sou pessoa com autoridade judicial para declarar ou deixar de declarar nada legalmente.

Fonte de pesquisa: iClarified – http://www.iclarified.com

(P.S.: não façam este procedimento, ele pode ser ilegal). Eu desfiz o procedimento após seu término.

== 3ª Questão – Avaliação da versão e programas indicados ==

Muita gente compra seu iPhone e entra em contato perguntando sobre programas, utilidades e curiosidades. Venho repetindo o mesmo email para muita gente.

Vamos facilitar e colocar aqui estas indicações que venho fazendo, aproveitando o assunto e deixando claro que servem muito bem para a versão 2.2.1 do iPhone, agora atualizado e funcionando muito bem!

Ao testar a versão não notei diferença alguma da minha antiga versão 2.1. Nem sei se valeu a pena o empenho, mas fiz por amor ao blog!

Já testei muita coisa, instalei e deletei… quase nem me lembro mais! Mas guardo alguns programas que são bacanas e digo que são úteis, vou comentar alguns, para que os colegas que chegaram agora possam ter um plano de partida para o início das primeiras explorações do seu iPhone, veja:

1º >> iSilo para iPhone:

Já que esse Blog é bem direcionado ao mundo jurídico eu não poderia evitar de dizer que o primeiro programa indicado é o iSilo.

E sobre isso temos posts já firmados dele com dicas e informações de como usar, vejam mais aqui:
– http://blog.doutord.com.br/index.php?s=isilo

2º >> Copy & Paste para iPhone:

O Clippy Board é simplesmente fantástico e acabou com o problema de falta de “copiar e colar” do iPhone, para isso já temos um post também, vejam aqui:
http://blog.doutord.com.br/2009/01/22/copy-paste-colar-e-copiar-com-iphone-e-ipod-touch/

3º >> Trânsito

Se você é de São Paulo ou Rio de Janeiro pode usar sossegado! Por enquanto só temos para estas duas cidades, mas é fantástico!

Tem mapa, corredores com avisos de tráfego e muito mais, recomendo!! Tem na loja da Apple e é FREE!! Basta clicar e baixar. Ele usa a conexão de internet para os dados solicitados.

4º >> Falando em conexão… você tem que ter Boss Prefs

Este programa pode ser encontrado no Cydia ou no Installer, uso nesta data a sua versão v2.15b e a sua principal utilidade é travar a rede, isso, ele impede que o celular se conecte automaticamente na rede usando EDGE ou 3G.

Comecei a usar este programa quando notei uma alta na minha conta, fui ver e lá estava o problema, você vai abrir um email já antigo e ele puxa mais novidade sozinho, sem nada perguntar.

Você vai usar a sua wi-fi e por qualquer problema ela está sem conexão ou desligada e lá se vai o iPhone usar EDGE ou 3G sem você solicitar.

Com o Boss Prefs é você que comanda isso!

5º >> Auto-correct

Você usa muito o seu teclado como eu? Então deve concordar que as sugestões de auto-correção não poderiam ser mais chatas. No Cydia ou Installer tem vários programas que basta a instalação para o teclado ficar quietinho!

6º >> Tem conta no Itaú? Então…

… você tem que ter o programa do banco, é fantástico! Veja mais aqui:
http://blog.doutord.com.br/2009/02/04/banco-itau-no-iphone/

7º >> Gosta de TV, tenha o Guia!

O programa “meuguia.tv” está disponível gratuitamente na loja da Apple e pode ser baixado diretamente do seu iPhone, basta clicar! Simples e completo, recomendo!

8º >> Leitura no iPhone

Além do iSilo é recomendável o eReader, é um leitor bacana e completinho, muito indicado porque é compatível com os arquivos do conhecido Palm (PalmOS), daí é possível encontrar uma grande variedade de ebooks prontos para boa leitura.

9º >> eWallet

É um programa pago, mas é barato e compensa muito! Tem versão para desktop e iPhone, você pode salvar e gerenciar todas as suas senhas e informações sigilosas, depois eles se sincronizam com um clique e pronto!

E fica muito legal usar o “copy & paste” (Clippy) para salvar senhas e colar diretamente no navegador de internet e programas diversos.

É com programas assim que o iPhone começa a enfrentar o poderio conquistado pelos pocket pcs!

10º >> Converter

Este programa tem conversão para muita coisa, desde o dólar, moedas diversas, tamanho, altura, peso, distância, velocidade e mais! Vale a pena tê-lo sempre por perto!

== Agora, alguns programa de diversão, só para você avaliar o potencial do iPhone: ==

11º >> Leitura de QR – Code (quick response)

Em cinemas, companhias aéreas, exposições, lojas e muitas outras já são encontrados os QR-Codes. Sim, não é apenas a modinha japonesa que nos traz este programa, é sua utilidade mesmo!

Antigamente ignorante era o cidadão que não ia ao museu, depois vinha o cidadão que ia, mas não sabia de nada do que tinha lá.

Agora, ignorante é aquele também que vai, vê um quadradinho todo pintado ao lado do objeto e não sabe que aquilo é um QR-Code!!

Vou fazer um post sobre isso, e posto o link aqui!! Prometo!!

Agora vou me limitar a indicar dois dos melhores programas que testei para QR-Code:

– 2D Sense;

– BeeTagg.

12º >> Army Knife

Alá um canivete suíço ele tem nível, régua (essa é fraquinha, mas ajuda), batimento cardíaco, lanterna, alerta e coisinhas assim, bem bacana!

13º >> Backgrounds

Gosta de trocar seu papel de parede sempre?? Use esse programa, é uma coleção atualizável pela internet de centenas de papel de parede, tem tudo e de tudo para qualquer época e interesse.

14º >> MobileGuns

Um simular de pistola .45, com som magnífico, movimento da arma, som da cápsula caindo no chão, vibra para simular o tiro e ainda tem recarga das balas! Bem divertido.

15º >> Light Saber

Se você viveu a reviravolta do cinema no anos 70 com Star Wars… deve mesmo ser um apaixonado pelas espadas de luz do filme.

Então, veja esse programa! Ele simula o movimento com som da espada, impacto e ainda traz músicas do filme nos momentos de combate. Você escolhe o personagem e ainda pode ser um deles, criando seu avatar para isso. Experimente com fone de ouvidos e sinta o estéreo do programa!

==========================

Se gostaram da coletânea entrem em contato, podem usar o formulário abaixo! Se o assunto for frutífero podemos criar mais posts assim!

Abraços do DD.!

Deixe uma resposta