QR Code – No seu celular

QR Code, uma idéia comercial que virou mania!

Mas o que é um QR Code afinal?? as siglas "QR" significam "Quick Responde" e funciona exatamente como um código de barras, porém, muito mais poderoso!

Enquanto um código de barras possui 13 dígitos numéricos o QR Code possui 7.089 caracteres, ou seja, além de possui muito mais informação em quantidade também usufrui de da combinação alfa-numérica (nesse caso, a combinação máxima é de 4.296 caracteres).

Tá, mas e daí??!! Para que serve??!!

O QR Code veio para ampliar horizontes no quesito "informação" no setor comercial, praticamente substituindo os códigos de barra por algo com muito mais informação. Mas não parou por aí e ganhou inúmeras outras aplicações.

Já há cinemas emitindo os tickets pela internet com QR Code, você imprime, ou lança a imagem no celular e o leitor na entrada do cinema lê o QR Code e aceita sua entrada.

Da mesma forma há companhias aéreas operando da mesma forma. Museus já começaram a ter essas imagens ao lado de cada item, o visitante pode "pegar a imagem" e com ela saber tudo da obra que está na sua frente.

"Pegar a imagem"?? Sim!! Não é preciso ter um leitor como os de código de barras na mão para isso, basta o seu celular!!

Sim, há diversos programas por aí, a maioria gratuitos, que fazem essa tarefa, você tira uma foto da imagem, o programa lê, descodifica e você tem na sua tela toda a informação disponível.

Quer fazer um teste? Todas as imagens desta matéria tem um destino bem bacana, basta usar um programa desses (vide abaixo) no seu celular e tentar!

Após tirar a foto o seu celular abrirá automaticamente o navegador de internet o site do DD. abrirá sozinho!! (Testamos no iPhone e deu certo). Veja aí:

Viu só, não é interessante?? E no Japão isso virou uma fixação!! De tanto os jovens trocarem QR Codes entre amigos abriu-se um novo mercado para ser explorado pelo setor de Marketing, diversas empresas de propaganda (as mais antenadas) já começaram a usar o QR Code ao lado de seus anúncios publicitários. E há promessas de outros usos ainda.

Comprei novos cartuchos para a impressora que tenho (HP) de uso doméstico e para minha surpresa, lá estava o QR Code!! Isso mostra que não é promessa futura, é um presente já vivenciado!!

E tem formatos outros, tipo esse aqui, próprio da BeeTagg, que autoriza no código o logotipo da empresa:

>> Quer obter alguns programas? Veja isso:

– iPhone: Tem o 2D Sense, mas apresentou diversos erros em meus testes. O que deu mais certo foi o BeeTagg, que é o que recomendo.

– Android: Tente o Barcode Scanner.

– Symbian: Quickmark.

– Windows Mobile: i-nigma.

– Blackberry: tal como no iPhone, o melhor é o BeeTagg.

Divirtam-se!! E ao se deparar frente a um QR Code podem dar um sorriso do tipo: "não sou ignorante, eu sei o que é isso". Tire seu celular do bolso e faça bonito!

Abraços do DD.

 

Deixe uma resposta